Macaroni and Cheese, ou simplesmente Mac and Cheese é um dos pratos mais clássicos da culinária Americana e quando falamos em Comfort Food, com certeza, é um dos primeiros da lista. Confesso que no começo, eu tinha um pouco de preconceito com este prato, que sempre me remetia a macarrão semi pronto, com aroma e sabor super artificial de queijo. Logo percebi que o Mac and Cheese é muito mais do que isto. Aliás, ele é tão amado aqui nos Estados Unidos, que está presente no cardápio de grandes restaurantes com variações incríveis.

Aqui, eu fiz uma receita tradicional de Macaroni and Cheese, em mini porções. O legal de fazer em forminhas pequenas é que você pode ajustar individualmente os temperos e combinações, para cada um na família.

Mac'n'cheese by Jamile

Mac'n'Cheese

Ingredientes:
  • 6 colheres de sopa de Queijo Mascarpone. O Mascarpone é um queijo bem cremoso, que pode ser substituído pelo nosso amado Catupiry, principalmente se você está cozinhando para crianças. (Obs: a medida é aproximadamente  uma colher de sopa por “mini porção”, mas sim, você pode “roubar no jogo” e colocar um pouco mais…)
  • 6 xícaras de chá de Macarrão em formato caracol (ou elbow) – para 6 mini porções.
  • Queijo Gorgonzola (à gosto)
  • 2 xícaras de parmesão ralado
  • ½ xícara de leite
  • 1 colher de sopa manteiga
  • Sal e pimenta à gosto
  • Uma pitada de noz moscada ralada na hora (Acredite, faz uma grande diferença!!!)
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca de boa qualidade

Como fazer:

Cozinhe o macarrão, mas deixe um pouquinho “al dente”. Como ele ainda vai para o forno, é melhor não cozinhar muito para não desmanchar.

Em fogo super baixo, coloque o queijo Mascarpone ou Catupiry, uma das xícaras de parmesão ralado, o leite, a manteiga, os temperos temperos e deixe tudo derreter por 2 minutos.

Misture este “creme de queijo” ao seu macarrão já cozido e coloque tudo em mini forminhas.

Aí vem o segredo…

Misture previamente a farinha de rosca com a outra xícara do parmesão ralado e polvilhe por cima das forminas. Leve ao forno por 15 minutos ou até ficar dourado. Você vai ver como fica maravilhosamente crocante!!!

E brinque com os queijos! Eu coloquei o Gorgonzola nas porções que não eram para as crianças. Taleggio também fica muito bom…experimente..

Espero que você goste da receita e das fotos!!!

assinatura