Afinal, o que é um Bundt Cake?

Bundt Cakes são estes bolos mais lindos do mundo, assados em bundts pans, estas forminhas com um anel no meio e desenhos em volta, que deixam qualquer bolo uma graça. O mais legal é que não existe uma receita específica para bundt cake, ou seja, você pode escolher a sua receita de bolo favorita, colocar em uma bundt pan bem legal e voilà, seu bolinho de todo dia ficou especial.

DSC_3937

Na verdade, é bem comum encontrar bundt cakes cítricos, como limão, por exemplo. Como adoro dar uma “pitada” de Brasil nas receitas aqui do Pictures and Polentas, resolvi fazer então, um bundt cake de mexerica. Esta receita foi a primeira que eu aprendi com minha mãe e até hoje é a base que eu uso para fazer a maioria dos meus bolos, vou apenas mudando uma coisa aqui e outra ali, brincando com os ingredientes.

Neste caso, no lugar de colocar uma xícara de leite eu coloquei duas mexericas inteiras, com a casca e tudo, batidas no processador. Você sente uns pedacinhos bem pequenos da mexerica quando come. Simplesmente delicioso.

DSC_4041

DSC_4052

E para escolher uma bandt pan linda, dá uma olhada no site da Nordic Ware que foi quem nos anos 50 e 60 patentiou o nome Bundt e começou a produzir formas para bolo em alumínio. Até hoje as mais lindas e melhores são feitas por eles. Nesta receita, eu escolhi forminhas pequenas, porque além dos bolinhos ficarem lindos, ainda dá para congelar e ir comendo aos poucos, no café da tarde.

Bom, faz um bundt cake bem lindo e me conta o que achou da receita e das fotos…

DSC_3991

DSC_3976

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
2 mexericas inteiras (com casca, sem caroços e sem miolo)
1 xícara de açúcar
1 colher de fermento em pó
3 ovos
100 gramas de manteiga
1 xicara de açúcar de confeiteiro + 5 colheres de água, para a cobertura

Como fazer:

Bata as duas mexericas com as cascas, em um processador ou no liquidificador até ficar cremoso. Se precisar, pode acrescentar 1/2 xícarar de àgua, na hora de processar. Reserve.

Bata o açucar e a manteiga na batedeira até ficarem brancos. Adicione o creme de mexerica e todos os outros os ingredientes. Continue batendo na batedeira até ficar homogêneo.

Coloque para assar em uma bundt pan linda.

Para a cobertura, apenas misture o açúcar e a água. Aí é só acertar o ponto. Quanto mais grossa você quiser, menos àgua deve colocar. De qualquer maneira, a cobertura é super dispensável e o bolo fica uma delícia também assim, sem nada.

AssinaturaNew