Quando a minha babá viu que eu estava fazendo ricota ela me perguntou na hora:

– Para que fazer, se você pode comprar pronto?

A melhor maneira de responder esta pergunta é dando um pouco para a pessoa experimentar. O sabor do “feito em casa” explica tudo, mas eu ainda posso dar mais motivos. Antes de mais nada, cozinhar é uma forma de cuidar. Comida caseira tem menos sal, não tem conservante, gorduras trans, estas coisas. Sem falar da economia de dinheiro. Adoro também saber que meus filhos, mesmo morando fora do Brasil, vão levar para sempre uma herança de sabores maravilhosos. Comida é igual a cultura e ponto. E com certeza acredito que boas lembranças da vida acontecem em torno da mesa. Na mesa a gente se encontra, olha nos olhos, celebra, chora, briga e fica de bem.

Pronto. Convenci você a fazer ricota em casa? Fica tão bom, que eu poderia parar o post agora só para comer a ricota no pão, com um pouquinho de azeite. Como uma coisa tão simples, pode ter um sabor destes?

DSC_4441

Untitled-1

Untitled-2

Bom, mas vamos continuar e aí vem o melhor da festa, Gnocchi de Ricotta e limão. Quem acha gnocchi uma massa meio “pesada”, vai se surpreender. Para o molho eu usei limão (além do que vai na massa) azeite, ervilha, espinafre e muuuito parmesão. Eu gosto de comer com este molho quando estou sozinha no almoço, dá até para tomar uma taça de Chardonnay. Quando as crianças chegam à tarde da escola, faço o gnocchi com molho vermelho.

Moro em uma das cidades mais movimentadas do mundo, mas adoro dizer que a New York parece uma cidade do interior. Como quase ninguém tem carro e dá para andar com segurança pelas ruas, a gente acaba fazendo muita coisa a pé e vai construindo a vida com tudo bem perto de casa. Entre uma ida ao supermercado e um passeio no parque eu falo “oi” para a mãe de um amiguinho da escola e para o senhor da banca de frutas. Nesta cidade que dizem que nunca dorme, eu descobri que é legal fazer bolo em casa para mandar para as professoras e para meus novos vizinhos.

Faço molho de tomate e geléia caseiros e quero aprender a fazer pão e sorvete. Tenho sempre um vasinho de manjericão e hortelã na minha janela e não perco por nada a feira de orgânicos do bairro.

E assim vou vivedo, acreditando que Nova York é bem menor do que parece e que cozinhar para minha família é uma forma de amor. Só não abro mão de passar todo dia no café da esquina e sair andando com um copo na mão, cheio de cobertura de caramelo.

Para te inspirar mais um pouco: The Homemade Pantry: 101 Foods You Can Stop Buying and Start Making.

Untitled-3

Untitled-5

DSC_4456

Ricota Caseira
Ingredientes:
1 litro de leite integral
4 colheres de vinagre branco
4 colheres de água
Como fazer:
Ferva o leite e quando ele começar a subir, desligue o fogo.
Acrescente o vinagre com a água e misture com uma colher de pau.
Coloque para descansar por pelo menos cinco horas, para o leite coagular.
Aí, é só colocar o conteúdo em um paninho fino, parar secar. Eu usei um paninho chamado “cheese cloth”,  fácil de encontrar em qualquer supermercado por aqui.
Conserve na geladeira por até 15 dias e tempere com sal e pimenta na hora de servir.

 

Gnocchi de Ricota e Limão 
Ingredientes:
500 gramas de ricota
Caldo de 1 limão grande
1/2 xícara de parmesão ralado e um pouco mais para salpicar na hora de servir
1 xícara de farinha de trigo e mais um pouco para trabalhar a massa com a mão
1 ovo
Sal e pimenta para temperar
Fio de azeite
Como fazer:
Misture todos os ingredientes até conseguir uma massa gostosa de trabalhar com a mão, sem ficar “grudenta” , vá salpicado um pouco de farinha na superfície, para ajudar.
Divida a massa em pequenas quantidades e faça rolinhos.
Corte os quadradinhos, que não precisam ficar perfeitos, afinal esta é a delícia de fazer massa caseira. Chame as crianças para a brincadeira!!!
Cozinhe o gnocchi em água (fervendo) com um fio de azeite. Quando eles chegarem na superfície, está pronto.
Para o molho, uma colher de azeite, caldo de limão, espinafre e ervilhas previamente cozidas. Para finalizar, muito parmesão!!!

AssinaturaNew