Por aqui, a vida de quem quer viver sem glúten é bem fácil. Você encontra muitos produtos na versão gluten – free, além de restaurantes e até bake shops. Lá embaixo eu dou alguns endereços. Acho intessante que toda que vez que posto um bolinho, tem sempre alguém perguntando se eu não tenho uma receita sem glúten. Então, hoje é o dia… Bolo de bluberries, gluten- free!!!

O glúten é encontrado no trigo, na cevada e no centeio, ou seja, quem ama pães, massas e bolos e quer comer sem glúten, tem o desafio de achar uma farinha, que substitua a farinha de trigo, sem perder o sabor e as características da receita.

A brincadeira é então combinar algumas farinhas para conseguir uma misturinha que fique saborosa. Hoje, você já consegue comprar algumas farinhas prontas sem glúten, mas fazer a sua própria mistura em casa garante o controle do sabor e da quantidade de proteínas. Na verdade, o que eu acho mais legal de toda esta onda “glúten free” é que a gente começou a prestar mais atenção em “novas” farinhas, muito mais gostosas e nutritivas do que a tradicional farinha de trigo.

Bom, depois de algumas tentativas, fiz uma combinação que funciona bem para bolos. 40% de farinha integral e 60% de farinhas brancas. Veja a foto com as quantidades. Escolhi 4 farinhas fáceis de encontrar. Logo abaixo tem uma listinha com outras opções de farinhas brancas e integrais, para você se divertir.

DSC_4584

Para fazer é muito simples. Você vai pesando cada farinha e colocando em um recipiente plástico grande. Quando todas as farinhas estiverem lá, você tampa e shake, shake, shake… Para as próximas receitas você já tem a sua misturinha de farinha sem glúten pronta para usar. A substituição é uma xícara de farinha de trigo é igual a uma xícara da misturinha. Simples assim.

A receita deste bolinho está aqui. Como eu sempre falo, é a minha base para qualquer bolo. Para fazer sem glúten, troque as duas xícaras de farinha de trigo por duas xícaras da mistura de farinha sem glúten que você acabou de aprender. Desta vez, eu não coloquei chocolate, coloquei bluberries para ficar com cara de primavera, que logo logo vai acabar…

Se quiser um bolo sem lactose, troque 1 xícara de leite por 1 copo de suco de laranja.

E agora, a lista com as farinhas que você pode usar, brincar e se divertir.

Farinhas Integrais / Whole Grain Flours

Farinha de arroz integral – Brown Rice Flour

Farinha de milho – Corn Flour

Farinha de trigo sarraceno – Buckwheat Flour

Farinha de aveia – Oat Flour

Farinha de Quinoa – Quinoa Flour

Sweet Potato Flour – Farinha de batata doce

Farinha de sorgo – Sorghum Flour

 

Farinhas Brancas /White Flours

Farinha de Arroz Branco – White Rice Flour

Amido de Milho – Cornstarch 

Fécula de Batata – Potato Starch

Farinha de tapioca – Tapioca Flour

DSC_4650

DSC_4661

Alguns endereços gluten-free por aqui :

Pip’s Place: Uma bake shop totalmente gluten free e deliciosa!!!  Eles têm dois endereços em NY e eu super recomendo!!!

Risotteria: O primeiro restaurante gluten free de NY. Segundo eles, são o  “gluten-free heaven“. Concordo muito!!! Todas as comidas italianas, sem glúten e super saborosas. Fica em uma região deliciosa do Greenwich Village, o que já vale a visita.

Bob’s Redmill: Todas as farinhas gluten-free do universo para você se divertir!!!

Enfim, bolinho leve, para tomar com chá e aproveitar este fim de primavera…

AssinaturaNew