A bebida queridinha do momento por aqui é o Cold Brew Coffee, que em uma tradução super mais ou menos, seria “café preparado em água fria”. Como traduzir “brew” para o português, minha gente?… Bom, o interessante é que o Cold Brew Coffee muitas vezes é confundido com o seu primo-irmão, o Iced Coffee, basicamente porque ambos são servidos gelados, mas posso garantir que este é o verão do Cold Brew.

A diferença é muito simples. O Cold Brew nunca é aquecido, é preparado desde o início em água gelada. Já o Iced Coffee, é um café “normal”, feito com água quente e depois resfriado. Quem entende de café, diz que exatamente por não entrar em contato com altas temperaturas, o Cold Brew tem um menor nível de acidez e ainda retém mais a cafeína. Ou seja, sonho de consumo de todo amante de café.

Vamos começar então pelo Iced Coffee.

Coloque gelo no recipiente que vai receber o café. Este aí da foto é a amada Chemex (fala-se Quemex), super na moda também, mas claro que você pode usar o recipiente que quiser.

DSC_5194

Coloque o filtro de papel e molhe um pouquinho o filtro antes de colocar o pó de café.

Coloque água quente, como você fez a vida inteira… Pó e água nas quantidades que você usa normalmente.

Untitled-1

A diferença é que quando a café passa pelo filtro, ele cai no gelo e é resfriado imediatamente.

Voilà… Iced Coffee!!!

E claro, você precisa tomar na hora, porque o gelo vai deixando o seu café super aguado.

DSC_5204

DSC_5220

Veja agora como fazer o tão famoso Cold Brew Coffee

Bom, a primeira vez que tentei, usei ¾ de xícara, para 4 xícaras de água gelada. Fica muuuuito forte, por isto mesmo, fica perfeito com leite, creme ou muito gelo. O ideal é você ir testando a quantidade de pó de café e água.

Coloque a água e o café em uma vasilha grande e mexa delicadamente. Esqueça por pelo menos 12 horas. Calma, vai valer à pena.

DSC_5146

12 horas depois… Use uma peneira com um cheesecloth por cima, ou qualquer paninho tipo “gaze” bem fininho, para coar o seu café.

DSC_5170

Depois de coado, seu Cold Brew Coffee está pronto e o melhor de tudo, é que ele dura até duas semanas na geladeira. Demora para fazer, mas dura um tempão.

Aliás, para mim, o fato de poder deixar o café na geladeira e ir consumindo aos poucos, é um dos principais motivos para eu já amar o Cold Brew. Outra razão é que como ele fica super concentrado e forte, o gelo não deixa o café tão aguado, como acontece com o Iced Coffee. Então, dá para ficar tomando o café por horas, sem perder o sabor.

E preciso confessar que fica MARAVILHOSO com gelo e  Coffee Mate de French Vanillha. Sim, eu assumo que fiquei viciada em Coffee Mate e estou morrendo de vergonha de falar isto aqui, em um post que deveria ser suuuuper chique, sobre cafés especiais. Bom, experimenta e me conta como fica bom.

DSC_5229

DSC_5234

AssinaturaNew