Muita gente me pergunta sobre escolas de culinária aqui em NY e eu sempre recomendo o Natural Gourmet Institute . Eles se autodefinem como “health-supportive culinary education“, o que faz todo sentido, afinal comer bem, tem tudo a ver com saúde. E não precisa ser vegetariano para amar as aulas de lá, basta acreditar que alimentação está diretamente relacionada ao bem estar do corpo e da mente.

Desta vez, fiz uma aula de Detox. Resumindo grosseiramente, Detox significa “dar um tempo” para o organismo se recompor, ou seja, passar alguns dias “comendo leve”, para limpar o corpo.

Eis então, duas receitas que aprendi por lá.

A primeira é este suco- verde-lindo. “Sweet Spring Greens Juice with Fennel and Arugula”. A novidade para mim, é que para ser considerado “detox”, você deve peneirar/coar o suco. Neste caso, você mantém os nutrientes, mas abre mão das fibras. O suco fica mais leve e a digestão fica mais fácil.

A receita completa está no final do post, mas o legal é experimentar novos ingredientes ou usar o que você tem disponível no dia.  Aliás, foi o que eu fiz. Coloquei couve no lugar do espinafre e da rúcula. Mudei toda a receita, mas acho que esta é a brincadeira.

Maçã verde + gengibre + limão + erva doce+ qualquer folha = suco verde

DSC_8935

DSC_8939

DSC_8986

DSC_9012

DSC_9013

A segunda receita é esta sopinha que pode ser gelada ou quente. “Spring Pea Soup with Mint”.

A combinação de hortelã, aipo e alho poró, é maravilhosa. A receita também está aí embaixo e dependendo da sua fome, pode ser a entrada ou, o próprio jantar.

Bom, ainda não decidi se vou fazer o detox completo, tipo separar 3 dias inteiros comendo tudo levinho, mas tenho tentado encher os pratos aqui de casa com orgânicos e locais e me livrar de enlatados, conservantes e ingredientes com nomes impronunciáveis.

E o mais importante, tenho tentado um detox não só do corpo, mas um detox de alma. Sim!!!!…..

Encher a cabeça com pensamentos positivos, tentar me cercar de gente com energia boa, falar menos e ouvir mais, respeitar as diferenças, não reclamar por bobagens, cobrar menos de mim e dos outros… Não preciso dizer que é mais difícil do que passar alguns dias sem chocolate.

Vou então, buscando o equilíbrio entre o suco verde e uma taça de vinho e assim me preparo para a Primavera, que este ano, está demorando a chegar por aqui.

DSC_9025

DSC_9020

DSC_9031

DSC_9044

DSC_9052

 

Sweet Spring Greens Juice with Fennel and Arugula

Ingredientes:

2 cabeças de erva doce fatiadas

4 maças verde

Suco de 2 limões , mais rodelas para decorar os copos

Espinafre e rucula

1 colher de sopa de gengibre

Pitada de Sal

Como fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador

Use uma peneira para coar

Adicione a pitada de sal e decore com uma rodela de limão, na hora de servir.

 

Spring Pea Soup with Mint

Ingredientes

1 colher de azeite extra virgem

2 cebolas fatiadas

1 alho poró, fatiado

1 talo de aipo fatiado

Sal a gosto

1 batata grande

2 xícaras de caldo de legumes

300 gems de ervilhas

Folhas de hortelã

2 colheres de sopa de caldo de limão

Como fazer

Aqueça o azeite, adicione as cebolas, o aipo, alho poró e o sal, por aproximadamente 10 minutos até soltarem os extratos.

Adicione o caldo de legumes e a batata e deixe cozinhar até a batata ficar macia.

Adicione os outros ingredientes, deixe cozinhar por mais 5 minutos e processe tudo no liquidificador.

AssinaturaNew