Fui então provar o famoso matcha, esse chá milenar no oriente que agora virou mania nos cafés por aqui. O sabor é bem parecido com o chá verde, só que muito mais intenso. Eu amei o latte preparado com o matcha, esse aí que você vê nas fotos. Leva um tempinho para se acostumar com o gosto super herbal, mas vale a pena experimentar. Essa cafeteria aí da foto, foi uma das primeiras a ter matcha aqui em NY e lá tem várias opções de preparo. O gelado (iced matcha), por exemplo, também é bem interessante.

E não é difícil explicar porque tanta gente está indo do café para o matcha. Segundo o Breakway Matcha Journal, se comparado ao café, o matcha tem apenas 1/4 da cafeína e cria apenas um estado de “calm alert“, muito mais sutil para o organismo. Além disso, o matcha tem um nível altíssimo de antioxidantes, 70 vezes mais do que a laranja.

Para preparar, é só dissolver o pó em água quente. Eu comprei este aqui. Nas cafeterias eles usam este misturador japonês, que também aparece na foto, mas eu usei um fouet normal e deu tudo certo.

1 colher de sopa de matcha + 10 colheres de sopa de água quente. Com esta misturinha, você faz o que quiser…

Eu arrisquei estes muffins.

Fiz a minha “receita mais básica de bolo”, acrescentei a misturinha de matcha, salpiquei a minha “granola mágica” e voilà!!!

Granola mágica é uma granola que você coloca castanha, pistache, passas, amêndoas e, o mais importante, um pouquinho de sal. Bom, mas isso é papo para outro post…

E não é que os muffins ficaram bons?… E lindos, né?!.. Porque bolinho verdinho é tudo de bom para fazer foto.

Então fica combinado que não vou abandonar meu café para tomar matcha, mas para variar, posso fazer estes bolinhos para acompanhar meu cafezinho de sempre. Preto. Com certeza.

Para conhecer o Chalait: 1216 Broadway.
dsc_0698
untitled-2
untitled-8untitled-9
dsc_1625

Meu bolo mais básico do mundo

1 xícara de açúcar (pode ser mascavo)
2 xícaras de farinha de trigo (pode ser integral)
1 xícara de leite
2 colheres de sopa manteiga
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos inteiros
Se for colocar o matcha, acrescente a misturinha de 1 colher de matcha + 10 colheres de água.

Bata tudo na batedeira.
Aqueça o forno e unte a forma ou as forminhas com manteiga.
Coloque o mix de castanhas (à gosto) em cada forminha.
Leve para assar a 180 graus.

AssinaturaNew